top of page
432734848_2772915549512950_7317622408373281820_n_edited.jpg

ministério infantil

Aqui na IBF nós temos 2 momentos de reunião das crianças aos domingos. Um é a escola bíblica dominical, onde a criança aprende mais sobre a bíblia e adquire conhecimentos teológicos e práticos de forma sistematizada. Geralmente utilizamos uma revista que já prevê um conteúdo programático. Geralmente conversamos sobre a lição e fazemos alguma tarefa para reforçar esse aprendizado. Nossa EBD vai de 9h da manhã às 10h, ou seja, temos 1h de duração para este momento.

 

O que é o culto infantil?

 

Já o culto infantil, que é a segunda reunião que temos com as crianças acontece sempre durante os cultos, após o período de louvor. Este é um espaço pensado para que as crianças também cultuem ao Senhor, mas de forma que elas entendam, que se comunique com sua realidade e capacidade de aprendizagem. Por conta do nosso atual espaço, temos 2 salas disponíveis, e por isso neste momento dividimos as crianças em 2 grupos, Grupo Alfa ( 3 a 6 anos) e Grupo Ômega (7 aos 11).

 

O culto infantil é parte de nossa liturgia, peça fundamental no ministério de crianças, e assume um papel crucial ao atender às necessidades espirituais e sociais dos pequenos durante sua jornada de fé cristã. Um momento singular onde as crianças têm a oportunidade não apenas de aprender, mas também de adorar e construir laços profundos e significativos com Deus.

 

Ao longo desse encontro, os pequenos são envolvidos em experiências que vão além do ensinamento tradicional, proporcionando uma compreensão prática e alegre da adoração. Cada culto infantil se torna uma oportunidade preciosa de nutrir um relacionamento autêntico com a espiritualidade, plantando as sementes de uma fé duradoura.

 

Podemos dividir o culto infantil em 5 momentos, que são flexíveis de acordo com o tempo disponível. Os cultos da manhã e da noite tem, geralmente, durações diferentes. Os cultos da manhã têm duração de mais ou menos 50 minutos enquanto o culto da noite cerca de 30 ou 40 minutos. Em um cenário ideal, realizamos todos os momentos propostos, são eles:

  • 1° momento: Acolhida, oração e apresentação (quem veio hoje, chamada, perguntar se aconteceu algo de interessante nessa semana)

  • 2° momento: Louvor - Convide todos a levantar, se desejar use a caixa de som ao lado dos jogos, basta ligar e conectar o cabo na entrada do fone de seu Celular, e cantem juntos, dancem(divirtam-se!). Separe 1 ou 2 louvores para este momento, que de preferência dialoguem com o tema da pregação.

  • 3° momento: Exposição da palavra - Leia os trechos da Bíblia de forma clara, caso haja crianças que sabem ler, pode pedir que leiam e faça uma introdução de forma clara e sucinta. Use sua criatividade para este momento, pode usar bonecos, imagens, fantoches, fantasias. Enriqueça sua pregação para que ela fique atrativa e a criança possa guardar esse momento em sua memória e coração. A revista do culto infantil segue apenas como um “norte” para o tema do culto, mas fique livre para pregar às crianças como e o quê o espírito santo mandar.

  • 4° momento: Lanche - Ficam guardados no móvel branco da entrada do M.I, pegue alguns biscoitos e sucos e ponha as crianças para servirem umas as outras, se possível. Estimule a troca e a comunhão.

  • 5° momento: Despedida - Façam uma revisão oral do que aprenderam e orem pela semana que se inicia.

 

P.S.: caso sobre tempo, podem fazer alguma atividade, brincadeira ou desenho.

 

Meta no desenvolvimento da criança

 

Não entendo meu filho", diz a mãe.

"Ele anda tão inseguro; parece não ter nenhuma confiança em si!"

"Não sei porque o Joãozinho sempre faz questão de aparecer", comenta uma professora a respeito de outro menino.

"Ele é inteligente mas assim torna-se antipático."

 

Se apenas pudéssemos entender as crianças - nossos filhos e os alunos da nossa classe! Se as compreendêssemos, estaríamos mais capacitados para ajudar e ensinar-lhes. Por que tomam certas atitudes que não aprovamos? Por que não se dão bem com os coleguinhas? Por quê?

 

Se alguém soubesse responder, quantas perguntas faríamos! Conforme o Salmo 139, existe alguém que entende as crianças! Deus as conhece, a cada uma, individual e integralmente. Ele até sabe os pensamentos do seu filho e a razão de cada uma das suas atitudes. Deus conhece a fonte de cada palavra que sai da boca do seu aluno, e de cada ato que pratica. Não há nada em qualquer ser humano, nem no seu passado ou futuro, que não esteja inteiramente descoberto diante do Senhor.

 

Sim, Deus sabe as respostas das nossas perguntas. Ele não apenas conhece o seu filho, mas também o ama e deseja seu bem. Quer que aquela criança O conheça e ande pelo caminho certo. Se lhe perguntarmos a respeito das crianças, ele não nos responderá? Se buscarmos a sua sabedoria, porventura não encontraremos? Peçamos, pois! Busquemos com confiança!

Registrado em Gálatas 4:4, que Deus enviou seu Filho, nascido de mulher... Jesus, como homem, passou por todas as etapas do desenvolvimento. Lemos que ele crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lucas 2:52). Temos aí as mesmas etapas pelas quais toda criança precisa passar. Jesus se torna o modelo:

  • Desenvolvimento do corpo: Jesus crescia em estatura.

  • Desenvolvimento da alma: Jesus crescia em sabedoria e graça diante dos homens.

  • Desenvolvimento do espírito: Jesus crescia em graça diante de Deus.

 

O homem é um ser tricotômico: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 5:23). Vamos estabelecer as metas para o desenvolvimento das crianças, reconhecendo que Deus as conhece, a cada uma, individual e integralmente, como escreveu Davi no Salmo 139:

 

1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. 5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. 7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; 13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. 14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. 15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. 17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! 18 Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

 

Há três elementos principais que influenciam a formação de qualquer individuo:

1. Hereditariedade - as características físicas e temperamentais com as quais o indivíduo nasce, provindas dos seus antepassados.

2. Ambiente o "clima" providenciado para o desenvolvimento do novo nascido. Isso inclui as provisões para seu desenvolvimento físico, assim como o carinho, oportunidades para a aprendizagem, contatos sociais e, acima de tudo, oportunidade para conhecer o Evangelho.

3. Decisões e escolhas que o indivíduo vier a tomar.

 

Quanto ao psicólogo incrédulo, a hereditariedade e o ambiente são os elementos mais importantes na formação de uma personalidade. O crente sabe, entretanto, que as suas decisões e escolhas têm maior importância, pois através destas a pessoa arrepende-se de seus pecados, crê em Cristo, entrega-se ao Senhor e toma decisões - no poder do Espírito Santo que transformarão o temperamento que herdou dos seus antepassados e as más tendências que porventura tenha adquirido devido ao ambiente em que foi criado.

 

Com carinho,

Jhonatan Felipe – Líder do Ministério Infantil IBF

 

Bibliografia

  • Culto Infantil 5 opções de temas para enriquecer : https://appmykids.com.br/temas-paracultoinfantil/#:~:text=A%20fun%C3%A7%C3%A3o%20do%20culto%20infantil%20%C3%A9%20 proporcionar%20um%20espa%C3%A7o%20sagrado,%2C%20n%C3%A3o%20se%20desviar%C3 %A1%20dele%22. – Acesso em 3/5/2024

  • Psicologia da criança: conhecendo a criança para ajudá-la no seu desenvoolvimento/Celeti,Gilberto. Roberta Fay,Eunice V Johnson- São Paulo: APEC.201

bottom of page